quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Finalmente assisti


Film Noir talvez tenha sido a animação que eu mais tenha penado para assistir. Primeiro que ela não circulou pela minha cidade (o que não chega a ser novidade), segundo por que não é voltada para o público infantil, terceiro, não chama a atenção pelo primor da animação (pelo contrário, em termos de detalhamento ela peca em vários sentidos), quarto, não havia legendas para tal produção, pois ela é uma produção conjunta entre EUA e Sérvia. Foi durante minhas buscas pela rede que fiquei sabendo que, o áudio original do filme era em alemão, daí a dificuldade em encontrar alguém disposto a traduzi-lo, que, juntando-se a vários outros motivos, faria dessa uma tarefa muito difícil. O preto e branco dos grandes filmes do estilo Noir é mantido, com contrastes muito bem trabalhados e alguns poucos elementos em colorido.

Fiquei surpreso ao ver que o filme não era em 2D como aparenta ser, na verdade os personagens e alguns cenários de interna foram produzidos em 3D, depois foi aplicado a eles um efeito 2D, que modifica o visual, porém, não o tempo de ação dos personagens. Aqui em Arte e Mídia já vi uma animação feita nesse estilo, infelizmente não lembro o nome, nem da produção nem de quem a fez. Todos, ou a grande maioria dos cenários externos são fotografias ou filmagens de cenários reais o que não chega a atrapalhar a compreensão e apreço pelo filme, contudo, isso sempre me sugere a falta daquilo que, pra mim, engrandece qualquer material, o detalhamento, daquilo que pode até passar despercebido. Notei que o áudio mereceu tratamento diferenciado e nos trouxe o requinte que faltou para as locações.

Outra grata surpresa tem relação com o clima que é criado em torno da narrativa, como em Death Note, a música envolve o espectador, do mesmo modo que a voz firme e clara do narrador nos arrasta, desde a primeira cena, para dentro de todo o mistério. A história não possui reviravoltas inacreditáveis, com personagens maravilhosamente misteriosos, porém, segue um roteiro clássico e bem explicado onde poucos (espectadores) se perdem. O que mais surpreende são as cenas eróticas e de violência, onde sangue e movimentos peristálticos não são poupados, o que me fez lembrar Yansan de Carlos Eduardo Nogueira.

Não é aconselhável ler sinopses dessa produção, pois, um bom mistério a ser solucionado logo é desfeito por elas. Uma parceria entre Sérvia e Estados Unidos que deu certo, trazendo para as telas fatos da realidade pouco explorados pelos grandes estúdios.

6 comentários:

Pablo Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pablo Ferreira disse...

Parece ser muito massa =D
Agora como eu faço pra ver? oO

Ludemberg Bezerra disse...

mininova.org, tem q baixar o torrent.

opensubtitles.com/pt, pra baixar a legenda.

soh assim pra assistir.

Mirella Burity disse...

mas eu num digo!
tem um blog só pra falar de animação.
e vc vem no meu blog dizer eu q sou cult?!
rum
¬¬

(não lembro dos comentários com galanteios. humpf. )

( não vi esse. nem posso deixar um comentariozinho. humpf2 )

=***

Jonathan Rodrigues disse...

beleza, vo conferir

sabe de que ano é essa anima ?

Ludemberg Bezerra disse...

2007.

vlws